Votos do utilizador: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Uma nova droga está a conquistar os jovens na Praia e Mindelo. Chama-se cristal ou MD e é bem mais viciante e perigosa que a cocaína.

Circula nas noites da capital, na cidade do Mindelo e com alguma frequência em Santa Maria uma nova substância psicotrópica. É a metanfetamina, também conhecida mundialmente por MD, cristal, meta ou até Tina (nos Estados Unidos da América, maior produtor e consumidor desta droga artificial, é também chamado de ice, cranck e speed).

O novo produto já existe há muito nos EUA, Austrália e Japão, mas demorou a entrar nos mercados dos países mais pobres por ser ainda mais caro que a cocaína e heroína, alem de muito mais potente e degradante que estes duas drogas.

Em Cabo Verde, tudo indica que o cristal chegou muito recentemente e vem sendo utilizado nas noites das principais cidades por jovens ricos para permanecerem activos durante as festas e sobretudo como estimulante sexual (o individuo não ejacula, mas algumas vezes sequer tem erecção).

Cristal, como o nome diz, são uns cristais brancos ou incolores, como açúcar, que podem ser esmagados para virar pó. Geralmente vêm em um minúsculo saco plástico de cerca de 3x3cm chamado ‘bag’. Pode ser vendido também na forma de pílulas.

O site “Que Droga?” define o cristal, ou MD, como um estimulante forte feito de uma anfetamina superpoderosa (ele acelera seu corpo e suas funções) e para o qual entram na sua composição substâncias químicas industriais e produtos de limpeza. A droga libera o hormônio cerebral do stress norepinefrina (noradrenalina) e as substâncias do ‘bem estar’, a dopamina e a serotonina.

Na forma de cristal, pode ser fumado por um cachimbo de plástico. Cristal na forma de pó é geralmente cheirado, mas pode ser misturado em água e injectado. Pode também ser injectado no ânus por uma seringa sem a agulha.

O Cristal eleva a temperatura do corpo, batimentos cardíacos e pressão sanguínea a níveis perigosos, com risco de ataque, derrame, coma e até morte. O consumidor pode ficar dias sem comer ou dormir. O fim do efeito pode deixar o individuo exausto, agressivo e paranóico, e em alguns casos pensando em suicídio.

A má reputação desta droga vem dos vários problemas que tem causado na cena gay dos Estados Unidos e Austrália. Isto porque vicia rapidamente.